Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar
Atendimento Domiciliar

segunda-feira, julho 09, 2012

Dores Nas Costas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população ainda irá sofrer do mal pelo menos em alguma fase da vida. Ou seja , em algum momento de nossa vida, teremos esse incômodo que compromete a qualidade de vida sob diversos aspectos, entre eles físicos, emocionais e até sociais.
Essas dores podem variar desde a coluna cervical até a lombar (que vai da última costela até o início dos glúteos), sendo esta última a mais relatada.

Muita das vezes, quando começamos a sentir essas dores, acabamos deixando de lado e não dando a devida atenção! 
Quando ocorrem esses casos, o desconforto indica a presença de algo mais grave, desde má-formação congênita, osteoporose e tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos. Portanto, o tratamento vai variar de acordo com a causa diagnosticada.

A DOR no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece "TRAVADA" e o doente , devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado. Aos mínimos movimentos surge uma DOR ou uma PONTADA e o doente pode referir uma "FALHA" na sua coluna ou nas pernas "é como se as pernas não agüentassem o peso do corpo".

A DOR NAS COSTAS também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco referido como "MAU JEITO" ou queda.Esta DOR é intensa e o portador vê-se obrigado a ir para a cama e lá você fica imóvel, deitado, não conseguindo se levantar até para tomar um banho ou se alimentar.

Alguma das causas:
- Posturas incorretas também são responsáveis por distúrbios articulares.
O excesso de peso e outras alterações musculares levam a pessoa à sobrecarga dos discos intervertebrais.
Stress e Depressão (A depressão não permite o relaxamento voluntário dos músculos levando a compressões importantes nas raízes nervosas que emergem da coluna vertebral). 
- Lesão direta ou indireta em alguma parte da coluna.

Entre outros.

Boa parte dos problemas de dor nas costas podem ser resolvidos por atitudes simples, como dormir em colchão duro ou sentar-se preferencialmente em cadeiras de encosto reto. Pesos só devem ser erguidos a partir de uma postura agachada, mantendo-se as costas retas. Da mesma forma, pessoas que passam longo tempo sentadas (como motoristas e trabalhadores administrativos), devem mudar de posição ou erguer-se de vez em quando para descontrair e exercitar os músculos.
Caminhar com as costas retas e mantendo o peito ligeiramente elevado, também contribui para uma melhoria da postura física e da própria aparência pessoal.


TRATAMENTO:
O tratamento é dividido em duas fases:

Na fase da dor aguda, o médico vai receitar analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Depois, é recomendável que o paciente se submeta a tratamento mais prolongado que pode incluir a Reorientação Postural Global (RPG), hidroterapia, condicionamento físico, ajuda de um nutricionista e também de um psicólogo.


Perguntem...comentem... opinem... sugiram !

Até a próxima postagem!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário