Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar
Atendimento Domiciliar

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Fisioterapia X Ginecologia !!!

Quando falamos de FISIOTERAPIA a primeira coisa que vem a cabeça é REABILITAÇÃO PÓS CIRURGIA ORTOPÉDICA ou MASSAGEM. Sim a fisioterapia atua sim em reabilitações pós cirúrgicas, fazemos massagens como citei no post anterior, mais o que muitas pessoas não sabem e nem imaginam é no quanto a fisioterapia ganhou espaço na área da saúde e dentre estas diversas áreas, a Fisioterapia Uroginecológica é uma delas. 
Também é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária (IU) e é sobre isso que estarei falando hoje.


O que é a IU?


É a perda de urina involuntariamente. Isso ocorre, pois a musculatura ao redor do trato urinário, fica fadigada, ou seja, contrai muitas vezes seguidas, independente do enchimento da bexiga ou não. Ocorre um déficit no estoque de esvaziamento de urina, ou seja, um desequilíbrio da coordenação de estoque e esvaziamento, causado por fraqueza de toda a musculatura em volta , conhecido como "assoalho pélvico,ou períneo". Ocorre tanto entre homens ,quanto em mulheres, mais devido a anatomia da mulher , a maior decorrência é sim no sexo feminino.


Os tipos mais comuns de IU:


* Incontinência Urinária por Transbordamento: acontece devido alterações nervosas, como neuropatia diabética. Ocorre uma perda da sensibilidade e a bexiga enche até transbordar pois o indivíduo não sente o enchimento.


* Incontinência Urinária de Urgência: existe um músculo detrusor da bexiga, que tem como função contrair para auxiliar a eliminar a bexiga, ele se localiza  bem no fundo da bexiga. Neste caso, ocorre uma hiperatividade deste músculo, ele se contrai sem parar, mesmo que a bexiga não esteja totalmente cheia, e o indivíduo sente vontade de urinar a todo momento e quando vai urinar sai apenas um pouquinho de urina.

* Incontinência Urinária por esforço/estresse: O músculo detrusor se mantém intacto, porém os músculos que auxiliam a "segurar" a urina (períneo) é que estão deficitários, ocorrendo vazamento de urina quando o indivíduo tosse, espirra, dá risada, levanta peso entre outras atividades de esforço.

Indivíduos que apresentam IU são mais comum do que pensamos,  afetam mulheres e homens de todas as idades além de que implicam em sintomas que causam desconforto e perda da auto-confiança. O que gera uma má qualidade de vida por essas pessoas se sentirem "diminuídas" socialmente.

Há vários tratamentos para a IU, incluindo medicamentos e até mesmo cirurgias, sendo todos de competência médica, porém, nem todos os médicos preferem a cirurgia de imediato então optam por um tratamento "conservador" com medicamentos e é onde entra a fisioterapia.

Fisioterapia na IU:

É utilizado a Eletroterapia e a Cinesioterapia em conjunto o que vem mostrando grande eficácia no tratamento.




* Eletroterapia: Corrente elétrica que é aplicada sobre a pele estimulando a contração muscular auxiliando na conscientização corporal do indivíduo permitindo assim que ele também contraia esta musculatura sozinho. As correntes mais utilizadas são: Corrente Russa e a FES. Estes aparelhos podem ser utilizados sobre a pele, em cima da musculatura desejada ou internamente por um dispositivo anatômico. No caso de for a IU de urgência se estimula os nervos pois a musculatura é muito profunda.





* Cinesioterapia(exercícios): São exercícios feitos através dos movimentos do corpo, como articulações, músculos entre outros. No caso da IU são feitos pelos músculos que fazem parte do assoalho pélvico e os que auxiliam a "segurar a urina". São eles: além do períneo, os abdominais, adutores de quadril e glúteos. Estes exercícios consistem em fortalecer tal musculatura para poder exercer novamente a sua função, ou seja, "reter" a urina até o momento certo para eliminá-la. 




Uma prática bastante utilizada na cinesioterapia, no caso das mulheres, é o "pompoarismo". Diferente do que muitos pensam, esta técnica milenar não é somente utilizada para "aumentar o prazer na hora da relação sexual", mas também para fortalecer toda a musculatura vaginal. Ressalvo que esta técnica deve ser indicada por um especialista médico ou fisioterapeuta, pois não é indicado á todos os tipos de IU, podendo ocorrer casos de queda de útero ou bexiga.




Os resultados costumam ser bastante positivos, principalmente por devolver a qualidade de vida desses indivíduos nos âmbitos sociais, psicológicos, ocupacionais, físicos, domésticos e até mesmo em suas vidas sexuais. 
As pessoas deixam de fazer atividades que consideram prazerosas por medo de "soltarem" a urina, ficam envergonhadas de usar protetores para não vazar. Quando retomam suas rotinas, ou pelo menos, grande parte dela, é tão satisfatório para eles, quanto para nós que acompanhamos todo o tratamento.
Então fiquem atentos, aos primeiros sintomas, procurem um médico!




Perguntem...comentem...opinem... sugiram !
Até a próxima postagem!




                                                                                                                           Imagens: Google Imagem

2 comentários:

  1. Nossa...Perfeito!Eu já tive I.U mas graças a Deus era bem simples e tratei com medicação apenas...Muito bom Cáh...As postagens estão bem fáceis,esclarecedoras e o blog está muito bom!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É vivis... e muita gente não sabe que existe tratamentos bem mais simples antes de partir para a cirurgia...;)
    Obrigada pelo carinho!!!

    ResponderExcluir